O sistema OutBurst surgiu como uma tentativa de criar um meio online para que as crianças possam expressar as emoções resultantes das notícias “adult-oriented” que vão ouvindo e vendo. Para tal foi efectuado um estudo cuidado sobre a forma como as crianças comunicam e reagem, como forma de encontrar a solução gráfica e mesmo em termos de estrutura que fosse de encontro às suas necessidades.
No entanto, devo referir que, no meu ponto de vista, o sistema poderia ter tido em consideração deterinados aspectos que fariam toda a diferença a nível de design emotivo. De facto, para um sistema concebido a pensar nas emoções das crianças, o sistema é um tanto inexpressivo.
Mas, para começar, passarei a comentar alguns aspectos que me parecerem positivos no sistema. Um desses aspectos foi o grafismo estilo banda desenhada utilizado, com uma dicotomia entre a utilização de cores quentes / frias, proximidade / afastamento que me pareceu bastante interessante (sendo as cores quentes utilizadas nas expressões da criança, logo, em algo que lhe é próximo, e as frias utilizadas nas expressões das outras crianças e logo, em algo que não lhe é tão próximo, o que ajuda a delimitar duas dimensões, por assim dizer, do sistema). Do mesmo modo, a utilização de uma espécie de guias virtuais (“crianças-tipo” concebidas com determinadas características para que a criança se consiga identificar) acabapor ser favorável por orientar de certa forma a criança no site, já que as crianças conseguem mais facilmente concretizar determinada tarefa se puder ver um exemplo.
Apesar destes aspectos que me parecem positivos, julgo que mesmo com as funcionalidades do site e todas as referências gráficas familiares à linguagem dos mais novos, a criança continua a não estar num meio que lhe seja totalmente familiar e expressivo. Isto é, julgo que o sistema poderia estar optimizado em termos de design emotivo para permitir uma interacção mais rica em termos emotivos, que se basearia numa interacção fortemente baseada na emoção expressada com as acções, como refere o artigo “Touch Me Me, Hit Me and I Know How You Feel: A Design Approach to Emotionally Rich Interaction”. De facto, design emotivo prende-se muito com uma necessidade de passar para o objecto aquilo que se sente. Ou seja, conceber um design que consiga comunicar a compreensão de das acções à pessoa através de um feedback que não dê margem para dúvidas. A questão que levanto relativamente ao sistema outburst prende-se com a dúvida se a libguagem do sistema será ou não a mais apropriada para crianças dos 9 aos 10 anos. Com efeito, julgo que crianças desta idade, apesar de já saberem ler e escrever, não utilizam esse tipo de linguagem no quotidiano, o que acaba por comprometer o sucesso do design e estrutura implementados no sistema outburst. As crianças têm uma maneira muito emotiva de comunicar, e não o fazem frequentemente através da escrita. Para se expressarem, as crianças costumam utilizar ilustrações e outras formas de comunicar que não a escrita.
No meu ponto de vista, algo o site poderia optimizar o design emotivo através de uma adaptação mais pensada à forma como as crianças comunicam. Apesar de ter havido um estudo cuidado sobre isso, julgo, que os resultados não foram completamente bem sucedidos...
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