Monday, March 27, 2006

4| Directivas de Acessibilidade para idosos (versão 1.0):

Na web, assim como em tudo, é crucial que haja uma preocupação no sentido de promover a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos. De facto, só estaremos perante igualdade de oportunidades de todos os cidadãos quando for assegurado que todos tenham acesso à mesma informação, sem qualquer tipo de barreiras, quer arquitectónicas quer psico-técnicas.
A Sociedade da Informação tem como obrigação não só permitir que a maioria das pessoas tenha acesso aos seus benefícios, mas deverá acima de tudo ajudar a melhorar a qualidade de vida e bem-estar de todos os cidadãos sem excepção. Se assim não for, estaremos perante uma situação de discriminação e exclusão social, que é muitas vezes praticada na sociedade, mas igualmente frequentemente menosprezada por esta.
À semelhança de todos os cidadãos, os cidadãos portadores de incapacidades físicas ou psicológicas deveriam ter igualmente a possibilidade de aceder a todos os serviços de que necessitem, mas esta verdade está ainda longe de ser concretizada na totalidade quer no mundo físico, quer na web, apesar de já se começarem a sentir progressos neste sentido na web.
Neste contexto surgem estudos que pretendem estudar formas de aumentar a acessibilidade na web, nomeadamente tendo em conta grupos de utilizadores com necessidades especiais, aos quais muitas vezes essas necessidades não são reconhecidas. Esse é o caso do estudo de Márcia Barros de sales e de Walter de Abreu Cybis, que tenta desenvolver uma checklist para a avaliação da acessibilidade Web para utilizadores idosos.
Com efeito, as necessidades dos idosos são frequentemente menosprezadas pelos criadores de conteúdo web, mas o que é certo é que o envelhecimento comporta alterações cognitivo-motoras que se reflectem na capacidade deste grupo de utilizadores interagir com sistemas interactivos, como foi analisado no estudo acima referido. De facto, este estudo evidencia que se verifica cada vez mais o interesse de pessoas de idade mais avançada pelo uso da internet, ao mesmo tempo que refere que “à medida que as pessoas envelhecem, passam a ter algumas necessidades que surgem em função de problemas de ordem sensorial (como visão sub-reduzida, acuidade visual, audição, etc.), ordem física (motrocidade, etc) e cognitivas (redução da memória de curto termo)”.
Nesse sentido, após um trabalho de observação e análise de interacções realizadas por idosos na Web numa espécie de workshop sobre como utilizar uma ferramenta de correio electrónico, os autores do estudo chegaram a uma checklist que pode ser consultada no url http://www.labiutil.inf.ufsc.br/acessibilidade/index.htm.
No entanto, a meu ver, apesar da checklist elaborada ser um bom começo no estudo de questões de acessibilidade Web particularizadas às necessidades de um grupo de utilizadores, neste caso os idosos, o estudo acaba por ser apenas um começo, e não resultou num estudo muito eclético. De facto, para além da amostra de utilizadores tida em conta no estudo ser formada por elementos muito semelhantes, quer em termos de idade, quer em termos de estatuto social, por assim dizer, o método de observação escolhido se calhar também não foi o melhor.
Em 1º lugar, a escolha de analisar a interacção dos idosos com uma ferramenta de e-mail acaba por ser um bocado fechada. Porque não um estudo melhor fundamentado, tendo em conta uma análise da interacção dos idosos com outros sistemas interactivos, atribuindo determinadas tarefas a serem cumpridas?
Para além disso, os aspectos apresentados nesta checklist acabam por não acrescentar muito às directivas do W3C (se é que acrescentam alguma coisa para além da intenção de proporcionar um guia menos generalista do que as directivas do W3C) e continuam demasiado “generalistas” para algo que pretendia ser uma checklist específica para idosos. Com efeito, se o objectivo era criar uma checklist específica para idosos, porque não aprofundar os aspectos focados na checklist de modo a especificar melhor maneiras de ir de encontro às necessidades deste grupo de utilizadores?
A título de balanço, convém referir que este artigo é extremamente interessante pela sua análise das necessidades dos idosos, nomeadamente a perspectiva que dão do processo de envelhecimento e das alterações fisiológicas e cognitivas que ocorrem durante esse processo. No entanto, para ser melhor sucedido, deveria aprofundar mais na perspectiva das necessidades dos idosos os aspectos apontados na checklist, que, a meu ver continuam generalistas como as directivas do W3C.

No comments: