cnn.com é o site da rede de televisão norte-americana CNN, pertencente ao grupo Time Warner, especializada na transmissão de notícias vinte e quatro horas por dia, com noticiários transmitidos em diversas línguas. 
O site cnn.com é um dos que estão na dianteira de prestação de serviços noticiosos online. Orientado para uma política generalista, o site procura canalizar em si notícias relacionadas com várias temáticas, para um público também bastante heterogéneo e com interesses variados.
Para uma análise como a que se pretende com este artigo, é imprescindível identificar o público-alvo deste site e as suas características, para perceber se o site consegue ou não ser bem sucedido no cumprimento dos seus objectivos.
Metodologia:
Para analisar o site, foram estabelecidas duas etapas:
- A      primeira etapa corresponde à realização de testes com utilizadores,      baseados num método empírico e experimental - “Field Observation”- para      observar, registar e avaliar os passos e procedimentos de uma pessoa face      a determinadas tarefas. 
 - A      segunda etapa corresponde a uma avaliação heurística do site em questão,      através de uma metodologia não empírica e qualitativa, tendo como base a      estrutura dos princípios de Nielsen e Molich proposta em 1996 por Darryn      Lavery; Gilbert Cockton; Malcolm Atkinson da Universidade de Glasgow.
 
1ª Etapa: Realização de testes com utilizadores
# A metodologia “Field Observation” foi a metodologia escolhida por permitir observar o utilizador num contexto natural, deixando-o à vontade. Com este método, o utilizador tem plena consciência de que os seus passos e procedimentos estão a ser observados, registados, avaliados e testados. 
Os três utilizadores escolhidos para testar o site têm idades compreendidas entre os 18 e os 27 anos, com habilitações e profissões diferentes, todos familiarizados com o meio web, mas sem experiência de navegação no site em questão, assim como na maioria dos sites noticiosos.
Deverá igualmente ser tida em conta a velocidade de ligação à Internet, já que o cumprimento das tarefas foi ligeiramente atrasado devido à lentidão do carregamento das páginas.
A estes três utilizadores foi pedido que, individualmente e em momentos separados, testassem a facilidade com que conseguiam aceder a uma determinada informação no site, previamente definida pelo observador. Essa informação foi, por motivos pragmáticos, categorizada em três tarefas a seguir definidas:
1.     Encontrar uma notícia intitulada “Dawn Project”, sobre o cancelamento de uma missão espacial;
2.     Encontrar uma notícia sobre uma descoberta no Chipre relacionada com Homero, intitulada “Epic Find” (com ou sem recurso a pesquisa)
3.     Encontrar a programação do dia do canal CNN (com ou sem pesquisa)
Entretanto, todas as suas acções foram sendo progressivamente registadas para posterior análise.
Métrica:
A métrica usada para a realização do estudo foi a seguinte: 
1 - Número de cliques que cada utilizador deu até atingir o objectivo final; 
2 - Tempo médio que o utilizador demora a atingir o objectivo; 
3 - Quantidade de vezes que o utilizador erra (por cada 5 cliques desviados do objectivo final que o utilizador der é considerado um erro e o utilizador é colocado no passo que tentava encontrar, sendo-lhe pedido que continue a pesquisa a partir desse ponto). 
Técnicas de Registo:
As acções do utilizador foram registadas em papel, no momento em que o utilizador testou o site. Para tal, foram usadas tabelas auxiliares de registo, onde foram anotadas as acções realizadas pelo utilizador, nomeadamente o número de cliques que deram para chegar à informação, o cometimento ou não de erros e tempo que demoraram até encontrar a informação.
Resultados: 
Tarefa 1
Caminho necessário para aceder à informação:
Tarefa 2
Caminho necessário para aceder à informação:
Tarefa 3
Caminho necessário para aceder à informação:
Desempenho dos utilizadores:
Utilizador 1:
Paula Monteiro
12º ano / curso profissional de Economia
27 anos
A Paula estava descontraída, num ambiente natural sem qualquer tipo de pressão, apesar de saber que estava a ser cronometrada. Foi reflectindo em voz alta no caminho que teria de percorrer até cada meta traçada e acertou na maioria das vezes sem grande dificuldade. Familiarizou-se com o menu lateral esquerdo e navegou sem problemas, recorrendo a ele inclusive para corrigir alguns erros, como foi o caso da escolha da secção relativa à notícia sobre uma descoberta relacionada com Homero no Chipre, que considerou pouco intuitiva (começou por procurar em education, e, apercebendo-se do seu erro, procurou acertadamente em world). 
Apenas na tarefa três se desviou muito do caminho até à informação pretendida. Começou por procurar a informação no menu lateral esquerdo, como fizera nas tarefas anteriores, mas desta vez não era esse o caminho indicado. No entanto, sem voltar atrás, conseguiu encontrar a informação através da funcionalidade de pesquisa.
O caminho que ela percorreu na tarefa 3 foi o seguinte:
No final, a Paula alegou que a opção acertada estava pouco visível no meio de tanta informação e opções.
Utilizador 2:
Ana Campos
12º ano 
18 anos
À semelhança do utilizador 1, também Ana estava descontraída e foi reflectindo em voz alta no caminho que teria de percorrer até cada meta traçada. Também se familiarizou rapidamente com o menu lateral esquerdo e navegou sem problemas. No entanto, ao contrário do utilizador 
O caminho percorrido na tarefa 2 foi o seguinte:
No final, a Ana alegou que a opção acertada não era muito intuitiva, já que podia pertencer perfeitamente à secção da Ciência.
Utilizador 3:
Cécil Ferreira
2º ano Ensino Superior 
23 anos
Também a Cécil demonstrou um comportamento relaxado e conseguiu facilmente familiarizar-se com o menu lateral esquerdo e com o site no geral. Navegou sem problemas, tendo cometido apenas pequenos desvios relativamente ao caminho optimizado. Na tarefa 2, tal como o utilizador 
Algumas conclusões a retirar dos resultados dos testes com Utilizadores:
Relativamente à 1ªa tarefa proposta, verificou-se que não houveram indecisões na escolha do caminho a percorrer. A opção a escolher para alcançar a informação pretendida foi considerada óbvia e intuitiva pelos utilizadores testados.
O mesmo não se pode dizer relativamente à 2ª tarefa. De facto, em 1º lugar, a notícia não está inserida na secção mais óbvia para os utilizadores. Segundo 2 dos três utilizadores, a secção mais intuitiva para uma notícia relativa a uma descoberta seria “Science”. Em 2º lugar, através da tentativa de cumprimento desta tarefa conseguiu-se detectar algumas insuficiências no que diz respeito à funcionalidade de pesquisa do site. Efectivamente, apesar do site ter notícias sobre “Homer” e “Cyprus”, o que é certo é que os resultados da pesquisa não as apresentavam ao utilizador, apresentando em vez delas artigos em nada relacionados com o pretendido.
Quanto ao cumprimento da 3ª tarefa, encontrar a programação do canal televisivo CNN, devo referir que seria de esperar que uma opção que é de interesse estivesse num espaço semioticamente mais privilegiado no site. Com efeito, apesar de não ser nada longo o caminho a percorrer até obter a informação pretendida (é necessário apenas um clique), o que é certo é que a opção não tem visibilidade no site, isto é, não se identifica ou reconhece de imediato a existência da opção na página, já que está situada no fundo da página e, ainda por cima, é preciso fazer scroll para chegar até ela. Ora, isso acaba por dar origem a tentativas infrutíferas ou mais demoradas e difíceis para chegar à informação, o que acaba por causar incómodo no utilizador. 
2ª Etapa: Avaliação Heurística do Site
Esta avaliação não empírica tem como característica o facto de basear-se apenas na opinião de um especialista, enquanto nos testes anteriormente apresentados neste artigo, a avaliação é feita com base na experimentação dos utilizadores, assumindo por isso uma vertente mais empírica.
A análise heurística efectuada neste estudo tem como base a estrutura dos princípios de Nielsen e Molich proposta em 1996 por Darryn Lavery; Gilbert Cockton; Malcolm Atkinson da Universidade de Glasgow, que propõe os seguintes princípios heurísticos:
 
- Visibility      of system status : capacidade do sistema manter o utilizador informado acerca do      seu estado através de feedback atempado, que permite ao utilizador      monitorizar o progresso da execução das tarefas ou opções que seleccionou
 
- Match      between system and the real world: capacidade do sistema de utilizar referências do mundo      real, para tentar proporcionar ao utilizador uma interacção mais      “familiar” com a linguagem do sistema
 
- User      control and freedom: capacidade do sistema permitir que o utilizador faça o que      pretende, mantendo uma certa liberdade de interacção
 
 
- Consistency      and Standards:      capacidade do sistema para permitir que determinados      elementos da interface como objectos e acções tenham o mesmo significado      ou efeito em situações diferentes, o que permite minimizar a necessidade      de conhecimento do utilizador para a utilização de um determinado sistema
 
- Error      prevention: capacidade      do sistema para evitar erros do utilizador, que resulta numa interacção      mais eficiente e menos frustrante para o utilizador
 
- Recognition      rather than recall: capacidade do sistema permitir o reconhecimento das tarefas e      opções e respectivos efeitos, evitando a necessidade de muitos      conhecimentos do utilizador para conseguir navegar
 
  
- Flexibility      and efficiency of use: capacidade do sistema permitir a execussão de tarefas      eficientemente, com flexibilidade relativamente ao modo de utilização do      utilizador (shortcuts, etc) 
 
- Aesthetic      and minimalist design: capacidade do sistema concentrar no seu interface apenas as      opções importantes. Ao reduzir as opções disponíveis, o sistema estará a      ajudar a escolha do utilizador não familiarizado com o sistema, o que      diminui o tempo de latência e a probabilidade do utilizador não conseguir      encontrar a informação de que necessita.
 
- Help      users recognize, diagnose and recover from errors: capacidade do sistema identificar      o problema ou erro através de uma linguagem compreensível para o      utilizador e sugerir soluções
 
-  Help and documentation: capacidade do sistema fornecer ajuda apropriada para o utilizador      e suas necessidades (referência rápida, por exemplo) 
 
Feita esta contextualização acerca dos 10 princípios heurísticos de Nielsen e Molich, passemos então à análise do site da CNN. Para tal, elaborei uma grelha de avaliação destes princípios heurísticos, na qual cada heurística será pontuada de 
|     Heurística  |        Pontuação  |   
|     Visibility of system status  |        5  |   
|     Match between system and the real world  |        7  |   
|     User control and freedom  |        4  |   
|     Consistency and Standards  |        8  |   
|     Error prevention  |        4  |   
|     Recognition rather than recall  |        5  |   
|     Flexibility and efficiency of use  |        5  |   
|     Aesthetic and minimalist design  |        5  |   
|     Help users recognize, diagnose and recover from errors  |        7   |   
|     Help and documentation  |        2  |   
continua num próximo post...





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